5 dicas para começar a praticar esportes de maneira saudável

Em um mundo com o dia a dia cada vez mais corrido, muitas pessoas acabam deixando a prática de esportes de lado. Os motivos são os mais diversos: a falta de tempo, a preguiça já confessa, o medo de contusões, desgosto com a prática esportiva, entre outros tantos empecilhos.

A importância da prática de esportes, no entanto, não diminui. Apesar de para muitos a necessidade de exercícios já soar clichê, fazer atividades físicas se torna cada vez mais essencial, tanto para a saúde do corpo, quanto para a mente. A prática esportiva traz diversos benefícios, como a melhora do sistema imunológico, é aliada da prevenção e combate à obesidade, melhora a qualidade do sono, o raciocínio, a memória…

Algumas pessoas, porém, afirmam não praticar esportes pelo desconhecimento de “como” e “por onde” começar. É recomendado, então, que alguns passos básicos sejam seguidos, para garantir a otimização do exercício e também diminuir o risco de lesões, ou até mesmo frustração do praticante.  Confira algumas dicas:

TENHA UM PLANO B
Não serão todos os dias que dará para praticar esportes. Se for feito ao ar livre, uma simples mudança no clima inviabilizará o exercício; também pode aparecer um relatório inesperado para fazer no trabalho, ou ainda perder o horário do treino. Antes de lamentar, começar a jogar videogame, usar o 188bet, ou ainda começar a comer para aliviar a frustração, ainda é preciso focar em uma outra atividade que vá substituir a falta no treinamento. Mesmo que seja um exercício menos intenso, ainda será uma atividade. É preciso garantir um fator importante na prática esportiva: a regularidade.

ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTAS
Antes de começar é importante fazer uma análise com um especialista para verificar a aptidão clínica para a prática de esportes. É recomendado que se busque um Clínico Geral, Educador Físico e até um Nutricionista. Esses profissionais serão responsáveis por dar o aval à prática de atividade física; talvez a permissão seja acompanhada de algumas restrições, outras vezes não haverá limitação alguma. É preciso lembrar que mudanças serão feitas no corpo, portanto, precaução nunca é demais.

ENTENDA SEU OBJETIVO
Qual é o foco? Membros superiores? Inferiores? Capacidade cardiorrespiratória? Compreender o porquê do exercício e qual é a meta a ser alcançada, deve ser um ponto crucial na hora de iniciar a prática esportiva. A transparência fará com que seja escolhido o esporte correto para trabalhar partes específicas do corpo. Com tudo bem claro, aumenta a satisfação ao longo do aparecimento de resultados e diminui a chance de abandono futuro da atividade física.

ATENÇÃO AOS LIMITES
É mais do que natural o desejo do praticante se esforçar ao máximo logo no começo da prática de qualquer atividade. A vontade por alcançar resultados e mostrar a todos que já é possível realizar determinados movimentos também faz parte do estímulo pessoal. Mas é necessário ter atenção aos limites do corpo, não se deve ignorar os sinais de que é necessário descanso. O corpo também precisa de tranquilidade para realizar bem a regeneração muscular.

BOA ALIMENTAÇÃO
Uma das maneiras mais efetivas para praticar esportes de maneira saudável e alcançar bons níveis de desempenho, é conciliar a atividade física com boa alimentação. É recomendado que se evite produtos altamente processados, industrializados com altos níveis de sódio e acidificantes, além das comidas com grandes índices de açúcar.

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