Cia Doêrro apresenta a comédia Ed&Cath no Teatro Cândido Mendes

Espetáculo busca trazer para dentro do teatro a experiência das apresentações na rua, como o contato olho a olho com a plateia

O espetáculo “A incrível jornada do narcoléptico Edmundo em busca da impenetrável, porém, coração nobre Catharina… ou Ed&Cath”, da Cia Doêrro, segue em temporada no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, até o dia 06 de setembro, sempre às quintas-feiras, às 20 horas. Um “conto de fadas regado à cachaça”, como define a diretora Helena Almeida, a montagem busca trazer para dentro do teatro a linguagem dos espetáculos de rua.

A plateia é recebida pelos atores, ainda com as luzes acesas, e são servidas doses de pinga para um brinde inicial. Todos confortáveis, dá-se início a saga de Edmundo para conquistar o coração da impenetrável Catharina. Para isso, ele vai precisar atravessar algumas provações propostas pelo Rei Edson enquanto tenta driblar seu distúrbio do sono. No meio da nobre missão, há espaço para o debate sobre questões sociais, como o machismo e a corrupção moral, apresentadas por personagens diversos interpretados por Helena e Ruy Carvalho, criadores da companhia.

“Em Ed&Cath, eu brinco com os tipos e uso o conto de fadas como pretexto para falar de nós mesmos. É uma grande sátira coletiva, em que convidamos o espectador a rir de si mesmo, e, quem sabe, refletir sobre seus próprios atos”, comenta Helena, que também assina dramaturgia e direção.

A inspiração para o espetáculo – assim como o título inusitado – nasceu de um desejo inicial de Ruy, ator e diretor de movimento de Ed&Cath. Palhaço com experiência em apresentações públicas, Ruy sugeriu à Helena um personagem, Edmundo, que seria narcoléptico. O projeto foi então ganhando forma e nasceu no berço original: foram dois anos de apresentações gratuitas em praças da cidade, até a dupla apostar na ida para o teatro, em 2017.

“Em 2016, fizemos uma apresentação no refeitório de uma escola em Sepetiba. Eram mais de cem alunos lá dentro. Foi ali, percebendo que eles estiveram conosco em cada segundo de narrativa, que entendemos a potência dessa história e decidimos levá-la para o palco. Hoje, o espetáculo é sobre esses dois atores que contam uma história em qualquer lugar. Como o carioca no bar, que levanta da mesa para contar um acontecimento, e interpreta cada um dos personagens da sua narrativa”, completa Helena.

SERVIÇO
A incrível jornada do narcoléptico Edmundo em busca da impenetrável, porém, coração nobre Catharina… ou Ed&Cath.

Quando: De 19 de julho a 06 de setembro, sempre às quintas-feiras.
Horário: 20h
Local: Teatro Cândido Mendes R. Joana Angélica, 63 – Ipanema, Rio de Janeiro
Ingressos: R$40 a inteira e R$20 meia-entrada e com nome na lista amiga
Classificação: 18 anos
Duração: 70 minutos
Bilheteria: de 13h às 20h.

FICHA TÉCNICA
Em cena: Helena Almeida e Ruy Carvalho
Direção e dramaturgia: Helena Almeida
Direção de movimento: Ruy Carvalho
Figurino: Augusto Pessoa
Confecção: Macedo Leal
Identidade visual: Paula Fernandes
Fotografia: Rodrigo Menezes
Direção de Produção: Fernando Alax
Realização: Cia Doêrro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here