Como o storytelling atrai clientes?

Agência de SEO
Agência de SEO

Recentemente, uma nova palavra tem ganhado muito destaque no universo do marketing digital. Apesar de ser um termo já bastante conhecido, o storytelling tem sido considerado uma das maiores tendências do momento.

Podemos resumir o storytelling em “contar histórias” e, no marketing digital, é feito com o objetivo de persuadir novos clientes. Para isso, marcas, dos mais diversos segmentos, procuram alguma agência de SEO com a finalidade de produzir conteúdos mais adequados para tal função.

Conheça agora, um pouco mais sobre a tendência que está com tudo e prometer garantir muitos ganhos para diversas organizações.

Quais são os objetivos do storytelling

Como dissemos, o storytelling tem como finalidade atrair novos clientes por meio de narrativas, que simbolizam algo para os seus clientes. Neste sentido, o conteúdo que será exibido deve ser de qualidade, com um bom vocabulário, personagens interessantes e um bom enredo.

Mas, você deve estar pensando: de qual forma uma história contada pode influenciar um cliente na decisão de compra. Bom, o storytelling tem os seus objetivos e um deles, é trazer o cliente para mais perto da empresa.

Em tese, essa estratégia tem como principal objetivo despertar emoções. Para isso, cria enredos inteligentes e usa diálogos reais, para mostrar algum tipo de conflito que será resolvido pela marca.

Como criar histórias?

É claro, para contar uma boa história são necessários bons personagens. Os protagonistas do enredo devem falar diretamente com o público alvo da marca e, para isso, é necessário saber com quem você está falando.

Para garantir que essa parte do processo seja eficaz, antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, é  necessário desenvolver a persona — quem irá consumi-lo.

Diferentemente do público alvo, a persona é uma forma de materializar o seu cliente final, nomeando suas características e descrevendo sua rotina e estilo de vida. Por exemplo:

  • Rafael,  23 anos, recém-formado em engenharia civil, está no seu primeiro emprego na área. Gosta de sair com os amigos aos finais de semana e está procurando um imóvel para alugar e deixar a casa dos pais.

 

  • Daniela, 32 anos, jornalista e recém-chegada da Austrália.  Procura um imóvel com fácil acesso à estações de trem e parques.

Temos aí duas pessoas que, possivelmente, sentiriam-se atraídas por histórias diferentes. Contudo, o storytelling sempre age da forma e sempre conta com o mesma finalidade.

Como o storytelling funciona?

Contar histórias no marketing digital tem como principal objetivo persuadir o cliente. Dessa forma, podemos dizer que a estratégia atua das seguintes formas.

Transforma histórias em ideias

A partir do momento que uma pessoa se identifica com alguma história, o cérebro tem a capacidade de transformá-la em uma possível experiência. Com isso, a ideia de que tal fato pode ser vivido, passa pela cabeça do cliente, sendo um dos fatores para a decisão de compra.

Foco na lembrança

Situações que emocionam ou despertam algum sentimento em alguém, promovem a liberação de dopamina pelo cérebro. Com isso, ao se identificar com tal história, quem a ouvir ou assistir é sentimentalmente afetado, a chance de determinada recordação ser lembrada é muito maior.

Compartilhamento

Caso a história seja inteligente e atraente, quem a ouviu ou assistiu e se identificou, tem grandes chances de compartilhá-la. Com isso, irá compartilhar e comentar tal fato com outras pessoas, aumentando o fluxo de informação sobre a marca.

Ademais, é muito importante lembrar, que ao definir esse tipo de estratégia, também é necessário saber qual o veículo em que tudo será contado, para garantir que a história tenha uma linguagem adequada.

Quando utilizamos os argumentos corretos, é muito mais fácil atrair clientes! E, conquistando-os com boas histórias, o sucesso é certo!

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