Como utilizar um sistema SaaS na minha empresa?

Software SaaS
Software SaaS

Os modelos de negócio na nuvem chegaram com tudo no mercado digital. E, para te ajudar a montar ou reformular os planos da sua empresa, vamos abordar as principais vantagens no uso de um sistema SaaS (Software como um Serviço).

O que é SaaS?

O SaaS, que em português significa Software como um serviço, é modelo de hospedagem em nuvem que está sendo bastante utilizado por empresas para a gestão de softwares e outras ferramentas 100% online.

Com isso, a empresa não precisa mais comprar e nem instalar os programas necessários para controle de seu negócio, elas podem usar estes serviços pela internet de qualquer dispositivo com uma login.

Uma empresa que adota o sistema SaaS passa a utilizar os softwares como um serviço. Exemplos clássicos de negócios que adotam esse modelo de nuvem são os streamings Netflix e Spotify, que gerenciam o login de todos os seus clientes e o conteúdo disponível nas plataformas através dos softwares na nuvem.

Existem também outros modelos de nuvem como o PaaS (Plataforma como um Serviço) e o IaaS (Infraestrutura como um Serviço). Estas soluções também podem ser integradas a um sistema SaaS, dando a empresa a possibilidade de uma gestão completa de seus softwares, plataformas e outros recursos através da nuvem.

Como implementar um sistema SaaS na minha empresa?

O sistema SaaS possui vários benefícios para um negócio digital. Além de ser muito funcional, ele possibilita o trabalho remoto e a redução de custos da empresa. Veja abaixo quais são os seus principais benefícios que a sua empresa pode ter implementando um sistema SaaS:

Redução de custos

Um dos maiores benefícios do sistema SaaS é a redução de custos operacionais da empresa. Para começar a implementar o serviço, a empresa deve contratar um sistema com as licenças para os softwares necessários para a gestão do negócio.

Antigamente, para usarmos um software de controle de estoque, por exemplo, teríamos que investir na compra de uma licença anual — bastante cara — e ainda contar com computadores robustos para que o sistema rodasse tranquilamente. Com o SaaS, esse processo passa a ser todo automatizado e 100% online.

Por ter um período de contratação mais curto, o SaaS costuma ser bastante acessível a pequenas e médias empresas. Um sistema SaaS vem com um grupo de ferramentas em seu pacote que podem acessadas pela nuvem e de qualquer lugar. Dessa maneira, é possível gerir a sua empresa onde estiver, deixando de limitar as vendas a pontos físicos e controlando a relação com seus fornecedores.

E, claro, por serem hospedados na nuvem, você não precisa contar com computadores robustos, apenas com uma boa conexão de internet. E pode entrar no sistema pelo desktop, pelo smartphone, pelo tablet, etc.

Como o serviço é totalmente online, a necessidade de manutenção e atualização do sistema também é dispensável, ficando na responsabilidade da empresa contratada e feita 100% online.

Maior nível de segurança

Uma das maiores preocupações das empresas que atuam no meio digital é com a segurança de dados do negócio e de clientes. Com o SaaS, as informações coletadas e inseridas no sistema por profissionais da sua empresa ganham um reforço a mais na segurança.

Com a contratação do sistema, todos os dados passam a receber a proteção da nuvem, isso reduz custos com a manutenção periódica do seu sistema de computadores.

Geralmente, a empresa contratada fica responsável pela realização de manutenções periódica, o que inclui não só a varredura para eliminação de possíveis vulnerabilidades, como também a realização de backups diários para resguardar as informações.

Acesso remoto

O uso do sistema SaaS possibilita o acesso de qualquer lugar. É assim que empresas como Netflix e Spotify atendem seus clientes. Através um login, clientes e funcionários podem logar no software do serviço e acessá-lo de qualquer lugar por dispositivos estáticos ou móveis.

Isso é bom para o cliente, obviamente, mas também para os seus colaboradores. É possível implementar a cultura BYOD, fazendo com que cada funcionário use seus próprios gadgets para trabalhar. Além disso, você também pode otimizar o deslocamento, colocando os colaboradores mais próximos dos clientes de cada região, facilitando a realização de prospecções e reuniões.

O sistema SaaS traz um aumento de produtividade através de uma maior agilidade e praticidade para o trabalho de sua equipe. Com a automação de processos na nuvem, seus funcionários podem focar em ações mais importantes, além de terem mais controle sobre a gestão do seu negócio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here