WhatsApp
Publicado em: qui, jan 9th, 2014

Estado e SuperVia apresentam novo trem‏ fabricado no Brasil

trem fabricado no Brasil - Henrique FreireAs reclamações de usuários de trens devido à superlotação, calor e à precariedade do transporte podem começar a chegar ao fim a partir desta sexta-feira (10). O vice-governador e coordenador de obras e projetos de infraestrutura do Rio, Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, apresentam no início da tarde de amanhã, na Estação Central do Brasil, o primeiro trem comprado pela concessionária, fabricado no Brasil.

A expectativa é que as primeiras composições iniciem a operação plena no primeiro semestre de 2014. A concessionária antecipou em quatro anos a compra dos 80 novos carros nacionais, inicialmente previstos para entrar em circulação no período entre 2017 e 2020.

A previsão é que os 80 carros sejam entregues até setembro de 2014. O primeiro trem (acoplado com oito carros) teve o processo de montagem finalizado e iniciará uma sequência de testes durante três meses.

O cronograma engloba testes estáticos que envolvem os equipamentos e simulações nos sistemas, como abertura e fechamento de portas, ar condicionado, freio e iluminação, além de testes dinâmicos na via.

Estes novos carros compõem a terceira grande compra de trens desde 2008, chegando a 520 novos carros com ar condicionado para os passageiros dos trens urbanos.

O investimento total é de R$ 280 milhões e contempla, também, a construção de uma fábrica de montagem de trens nas dependências da oficina, que será utilizada pela SuperVia para concluir a produção das composições.

“Os novos trens que adquirimos, fabricados no Brasil, vão acelerar a renovação da nossa frota, que hoje já conta com 94 trens com ar condicionado. Os nossos investimentos para revitalizar o sistema ferroviário do Rio permitirão que os passageiros contem com um transporte ferroviário cada vez melhor em seu dia a dia”, afirmou o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Na última terça-feira (7), Lopes esteve na oficina de Deodoro para conhecer os novos modelos de trem, encomendados pela concessionária junto à Alstom.

”Este é o primeiro de uma série de 200 novos carros a serem entregues ainda este ano. Além da aquisição de 240 novos carros refrigerados por parte do Estado, a SuperVia reforça a frota de trens urbanos do Grande Rio com mais estas composições modernas e mais seguras”, reforçou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

Todos os trens contarão com ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera e painéis de LED, e capacidade para transportar até 2.600 passageiros por composição.

O novo modelo de trem é, inicialmente, fabricado em São Paulo e finalizado no Rio. Futuramente, todo o processo será realizado em solo Fluminense. Na semana do Natal, a SuperVia recebeu quatro novos carros.

Os trens encomendados da China pelo Governo do Estado tiveram a entrega antecipada de setembro para o mês de abril.

 Foto: Henrique Freire

Evite o desperdício

Sobre o autor

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


− 3 = quatro

Banner Rio Scenarium

Assine nossa newsletter