Marrocos: será que um dia o país vai conseguir sediar uma Copa do Mundo?

Marrocos - Achados pelo Mundo
Marrocos - Achados pelo Mundo

Marrocos já tem uma fama de azarado dentro da Fifa, isso porque já faz algum tempo que o país deseja sediar uma Copa do Mundo e não consegue. Marrocos já tentou organizar as Copas de 1994, 1998, 2006 e 2010. Os Estados Unidos ganharam em 1994, a França ganhou em 1998, a Alemanha ganhou em 2006 e a África do Sul ganhou em 2010 (sendo que nesta última a derrota foi por pouco). E recentemente perdeu para o Canadá, México e Estados Unidos que vão receber a Copa do Mundo de 2026, depois da Copa do Mundo 2022 em Qatar. Neste artigo apontamos os diferentes pontos desse assunto:

O que Marrocos já tem preparado para uma possível Copa do Mundo no país

As duas cidades mais famosas do país, Casablanca e Marrakech teriam dois estádios de futebol cada uma, e outras cidades que receberiam o evento seria: Rabat, Agadir, El Jadida, Fez, Meknes, Nador, Ouarzazate Oujda, Tânger e Tetouan. No total teria disponível 14 estádios e um orçamento de quase 16 bilhões de dólares. O ministro do governo de Marrocos, Moulay Hafid Elalamy, afirma que os estádios já existem, e que só seriam reformados, para receber o evento. Para ele a Copa do Mundo é uma prioridade nacional, afirmando também que Marrocos só traz vantagens para o evento mais importante do mundo dos esportes, junto com as Olímpiadas, entre elas: apresentar apenas um fuso horário, ter apenas uma moeda, e todas as cidades a um raio de 550 km de Casablanca, a cidade mais importante do país. Ou seja, uma logística muito mais facilitada. Mesmo com todos esses pontos positivos, não foi o suficiente para o país ganhar, baseado principalmente no fato de ainda não apresentar infra-estrutura suficiente para isso.

O desempenho de Marrocos na Copa do Mundo Rússia 2018

Não é somente fora de campo que o Marrocos está dentro problemas. Recentemente, a seleção nacional marroquina enviou uma carta reclamando da arbitragem da Fifa, principalmente, nos jogos de Marrocos X Espanha e Marrocos X Portugal. O fato dessa carta ter sido enviada mostra o profundo desgosto de Marrocos em relação a Fifa, se sentindo injustiçado dentro de campo também. Como o vencedor já está definido, a França, a qual segundo previsões da site de apostas Betway tem 12,5% de chances de levar o título mundial também em 2022, e ficar com 4 estrelas na camisa oficial (22/08/18). Segundo a tabela oficial da Fifa, o Marrocos ficou em último lugar em seu grupo, atrás do Irã também, ou seja, sendo eliminado ainda na fase de grupos. É importante dizer que a seleção marroquina é a melhor de muito tempo, tendo em seu comando um técnico francês. A última participação de Marrocos em uma Copa do Mundo foi em 1998, na qual ele ficou em décimo oitavo lugar. Após 20 anos, o time estava muito bem preparado, e não teve sorte por pegar dois times tão fortes como a Espanha e o Portugal. Grande parte dos seus jogadores, porém, jogam em grandes times europeus, entre eles: Medhi Benatia (Juventus-ITA) e Achraf Hakimi (Real Madrid-ESP). Neste momento Achraf está emprestado para um time da Alemanha e ele também foi o primeiro jogador árabe contratado pelo Real Madrid.

E aí, será que Marrocos vai ou não conseguir o seu objetivo…

Para a Fifa, agora é importante ter um evento com o máximo de infra-estrutura o possível, no qual nada pode sair errado. Hoje, a lista de critérios da Fifa são muito mais exigentes, e os países devem ter uma nota acima de 2, em uma média de 0 a 5 para entrarem no processo de votação. Entre esses critérios está principalmente capacidade técnica e també financeira.Por isso a resposta para a pergunta desse artigo é infelizmente,muito provavelmente, não. A Fifa está tomando rumos diferentes, precisando fazer com que cada Copa do Mundo seja o mais rentável o possível e como dito acima, mudando os seus critérios para garantir esse alto retorno financeiro de maneira a permitir que o evento traga lucros e promova investimento nos quatro anos que o sucedem. Marrocos não é um país relevante no futubol e também não tem alto poder de influência ecônomica, dessa maneira, a Copa do Mundo não tende a ser realizada por eles. Muito provavelmente, os país que podem receber são: Uruguai, Argentina e Paraguai, os quais já realizaram a candidatura, o Reino Unido poderá também oficializar sua candidatura em breve e também os países asiáticos em conjunto China, Japão e Coréia do Sul. A Inglaterra pode ter grandes chances de receber a Copa do Mundo de 2030 tendo recebido o evento em 1966 e também ficado em quarto lugar nesta última edição da Copa. Um fato curioso, a Inglaterra ganhou a Copa de 1996, deixando a Alemanha em segundo lugar.

O que você acha que poderá acontecer? Acredita que Marrocos poderá um dia receber a Copa do Mundo?Ou que a Inglaterra pode receber a Copa do Mundo de 2030 e finalmente trazer mais um título para os seus torcedores? Não deixe de comentar e de compartilhar este artigo em suas redes sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here