Os 5 maiores erros das operações de trade marketing

O sucesso das vendas no PDV depende de uma gestão eficiente de trade marketing, e para que as estratégias sejam capazes de trazer os resultados esperados pela organização, você deve evitar certos equívocos que são fáceis de acontecer no cotidiano das atividades de trade marketing.

Esses erros podem ocorrer por diversos motivos, desde a falta de experiência da equipe externa até a ausência de um sistema de trade marketing adequado para as demandas do setor. Nesse cenário, cabe ao gestor saber quais são essas questões e definir um plano de ação para trabalhar em prol da eficiência da operação de trade.

Quais são os erros das operações de trade marketing?

Separamos para você os 5 erros das operações de trade marketing. Acompanhe!

1.Ter uma equipe despreparada

Ter uma equipe pouco capacitada é um dos piores erros da gestão de trade marketing. O atendimento ruim e o pouco zelo com a mercadoria e os clientes podem ser combatidos com treinamentos e investimentos. Ao selecionar a equipe, é importante ter em mente que o perfil para trabalhar no setor deve ser o de pessoas atentas, que consigam fazer uma boa análise de cada comprador que entra no PDV, além de zelar pela disposição dos produtos nas gôndolas.

2. Ignorar o controle de estoque

Para absorver as demandas de reposição de produtos, é preciso ter todo o planejamento para repor os itens mais procurados pelos clientes. Caso o controle de estoque não seja bem-feito, corre-se o risco de perder vendas e até clientes, já que, se o shopper não encontrar o produto, pode substituir a marca. Para garantir o controle de estoque, aposte num app de trade marketing.

3. Não aproveitar o espaço físico do varejo

Destacar o produto na gôndola envolve a análise de diversas variáveis, indo desde o posicionamento do produto até a iluminação do PDV. Por isso, é importante ficar atento a esse ponto, já que uma ação bem-feita é decisiva para o cliente encontrar o que está procurando e otimizar as vendas!

4. PDVs malcuidados

Um PDV sujo e com mercadorias vencidas, mal posicionadas e sem precificação estão entre os principais deslizes da gestão de trade marketing. É importante ficar atento aos pequenos detalhes, já que um PDV mal cuidado pode passar para os clientes uma impressão de pouco asseio.

5. Falta de suporte tecnológico

Um sistema de trade marketing é essencial para as estratégias do setor. Ele auxilia na automatização, na coleta e no armazenamento de informações, o que torna mais simples a criação e o envio de relatórios. Além de reduzir o tempo de deslocamento da equipe, a utilização de um sistema e app de trade marketing torna mais prática a mensuração de resultados, permite monitorar a equipe de campo, otimizar a rota e, ainda, manter contato instantâneo com todo o time externo.

Conheça o app Agile Promoter, uma plataforma completa para gerenciar equipes de trade marketing e criar estratégias de execução no PDV.

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