Os tempos são outros, bem diferentes daqueles que jovens e mais velhos se juntavam na frente da televisão (ou do rádio para aqueles um pouco mais antigos) para assistirem aos seus shows favoritos. Atualmente, pessoas de todas as gerações estão alastrando, cada vez mais, seus interesses para a oferta de conteúdo online. Com maior poder de escolha, qualidade e seleção de conteúdos que mais interessam, a mídia online está passando por uma revolução no Brasil assim como no mundo, fazendo com que a a mídia tradicional perca, cada vez mais, tempo de visualização.
Somando essa maior quantidade de conteúdo ao acesso mais facilitado e de qualidade à internet, é claro que o futuro do entretenimento ou informação passará muito pelo online. Porém, questões como controle ou seleção dos melhores conteúdos são problemáticas que deverão ser observadas.
Será que, por exemplo, no processo de informação é mais possível acreditar em uma notícia online, do que em uma matéria divulgada pela TV? Todas essas componentes estão sendo avaliadas, pois a tendência nos parece mesmo indicar que as novas gerações exigem que haja uma forma de transição dos mídia tradicionais para o online.
Acesso à internet no Brasil está se democratizando
Se há alguns anos o acesso à internet e dispositivos com maior capacidade, era um problema que impossibilitava muitos milhões de brasileiros de terem acesso facilitado online. Tal questão está sendo resolvida aos poucos. Ou seja, à medida que o tempo está passando, cada vez mais brasileiros terão acesso à mídia online, existindo uma democratização de oportunidades e de acesso aos conteúdos.
Por exemplo, ainda há uma década, seria possível imaginar jogar jogos online em tempo real em plataformas como o NetBet, como se estivesse em um cassino físico? Ou até mesmo poder estar assistindo aos seus shows favoritos online, sem ser obrigado a estar na frente de sua tv para os assistir?
Com certeza esse maior acesso está levando a que não só os brasileiros possam ter uma maior seleção de escolha, como também deixem de estar tão restritos aos conteúdos que, por exemplo, estavam passando na rádio ou na televisão. Desse jeito, o usuário terá muito maior poder de escolha, podendo se divertir com conteúdo selecionado.
Tendência nos indica que público está indo mais para online
Um pouco como está acontecendo com a maioria dos países, também no Brasil a duração e a taxa de consumo de conteúdo online estão sendo cada vez maiores. Com certeza que esse maior tempo de visibilidade está também relacionada com a evolução dos celulares. Atualmente, a grande maioria da população tem um celular ou um smartphone. Ou seja, à distância de apenas alguns cliques, nesse momento o público pode estar consumindo conteúdo online dos mais diferentes mídias.
Na verdade, o que também está se verificando é que as próprias mídias mais tradicionais – como o caso da rádio, televisão ou jornais -, estão migrando muito de seu conteúdo para seu website e outras plataformas online, como as redes sociais. Ou seja, mesmo essas grandes empresas não conseguem ignorar a mudança de comportamento do público brasileiro, tentando se adaptar ao máximo, para não perderem ainda mais público.
Tipos de conteúdo com maior consumo
Segundo uma medição da audiência feita pela empresa de análise de mídia Comscore em abril do ano passado, o consumo de mídia já havia se intensificado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Uma comparação entre 9 a 15 de março e 16 a 22 do mesmo mês, mostrou que o consumo de conteúdo familiar e jovem (“Family & Youth”) tinha crescido 43,1%, passando de de 637 milhões de acessospara quase 912 milhões de visualizações. A categoria Notícias teve um incremento de 725 milhões para 1,03 bilhão de acessos no período. Apesar da busca por lazer dentro de casa por causa do isolamento, as categorias Jogos (20%), Entretenimento (22,8%) e Redes Sociais (26,2%) tiveram um pouco menos de crescimento.