Vigilância Sanitária inova com qualificação em boas práticas de serviço de imagem

Curso faz parte da programação da semana que tem outras seis capacitações gratuitas

Foto: Nelson Duarte
Foto: Nelson Duarte
Entre as diversas ações promovidas pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), os cursos gratuitos de capacitação seguem a todo o vapor e com novidades. Nesta segunda-feira, dia 25, será a estreia da qualificação de boas práticas no Serviço de Imagem, direcionado a profissionais de radiodiagnóstico. Os interessados devem se apressar e fazer a inscrição até 11h no site www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria para a aula que
acontece das 13h às 17h no auditório do órgão, na rua do Lavradio, 180, Lapa.
Quem vai comandar a primeira turma de Serviço de Imagem nesta segunda-feira, 25, é a dentista Claudia Beatriz Serodio, especialista em saúde pública e em vigilância sanitária, que contará com o físico Leonardo Curvello. Será um curso de prevenção de riscos para profissionais que atuam em clínicas de radiologia, hospitais e unidades de pronto atendimento. Os dois técnicos integram a equipe da Coordenação de Saúde da Subvisa e farão, por exemplo, alertas sobre o manuseio incorreto de determinados aparelhos, o que pode causar danos à saúde, como queimaduras na pele, quando as normas sanitárias não são cumpridas.
– Os exames de imagem passam por constantes processos de renovação e incorporação de novas tecnologias. Por isso é muito importante o profissional se manter atualizado. Uma das novidades que vamos discutir em sala é a revogação da Portaria 453/1998, que será substituída por uma RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) publicada pela Anvisa. Com ela teremos normas específicas para os serviços de imagem, como a ressonância magnética e a ultrassonografia, atualmente conduzidos pelas boas práticas para serviços de saúde – adianta Claudia Beatriz.
Outras seis capacitações são oferecidas na programação da semana, duas delas já com turmas lotadas. Mas há vagas ainda para os cursos de manipulação de alimentos para ambulantes na terça, 26; de esterilização em clínicas e consultórios médicos na quarta, 27; de manipulação de alimentos para a cozinha oriental na quinta, 28; e de asilares (para os que cuidam de idosos) na sexta, 29. Esses e outros detalhes das
atividades também estão disponíveis no site da Vigilância, que é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e emite carteira para cada aluno que passa pela qualificação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here